Creche Mãe Celeste

Brincar é coisa séria.

Creche Mãe Celeste

A Creche Mãe Celeste é um espaço que vive de afetos….

Uma Escola concebida e idealizada de raiz, com o objectivo de proporcionar um espaço de qualidade e excelência, a todos os níveis, para crianças dos 3 meses aos 3 anos.

Construída de forma inovadora e exemplar, a nossa Escola foi pensada e organizada em função dos interesses e necessidades das crianças, valorizando e respeitando a sua individualidade.

O nosso projecto pedagógico é orientado para a progressiva autonomia da criança, o seu sucesso escolar e futura cidadania.

Por tudo isto, investimos em todo o tipo de recursos que promovam ambientes estimulantes à aprendizagem e numa equipa de profissionais competentes, motivados e empenhados em educar em estreita ligação com a família e a comunidade.

Localizados numa região muito envelhecida, as atividades intergeracionais também são muito valorizadas e utilizadas para desenvolver a inteligência emocional das crianças.

O nosso impacto desde 2011

0 +

Crianças que já frequentaram a nossa creche.

0 +

Atividades intergeracionais realizadas com idosos apoiados pela Instituição e outras Instituições da região.

0 +

Campanhas sociais realizadas para angariações de alimentos, roupa e brinquedos para apoiar famílias economicamente desfavorecidas.

O espaço

O espaço Creche Mãe Celeste proporciona ótimas condições de vida diária às crianças respeitando as suas necessidades, o seu desenvolvimento e cumprindo todas as regras de composição e organização funcional, aspetos de conforto ambiental e de carácter construtivo.

Os espaços da creche foram preparados de forma a assegurar o conforto e a segurança das crianças. A estruturação destas salas, ordenada e flexível, visa essencialmente apoiar a abordagem sensório-motora e estimular as escolhas individuais das crianças.

Bébés Até um ano

Sala das Estrelas e Sala das Nuvens

Nas salas de Berçário, com capacidade para 8 e 10 bebés, existem três zonas totalmente distintas: copa de leites, zona de repouso e sala-parque. É na sala-parque que ocorrem a maioria das primeiras “experiências-chave” dos bebés. Como estes passam bastante tempo junto ao chão, é a este nível que se procura estabelecer um espaço caloroso e interessante, com áreas livres de movimentação e materiais convidativos a explorações infinitas.

Crianças De 1 e 2 anos

Sala da Meia Lua, Sala da Lua, Sala do Arco-Íris e Sala do Sol

Nas salas de 1 ano e 2 anos, com capacidade para 14 e 18 crianças respectivamente, procura-se proporcionar uma panóplia de cenários convidativos à exploração activa, tendo em atenção que estas crianças acabaram de começar a andar, a aprender a movimentar-se e a controlar o seu corpo. Assim, estas salas integram diversas áreas específicas, nomeadamente as áreas dos blocos, livros, casinha, artes, ao mesmo tempo que disponibilizam espaços livres e materiais que apoiam as tarefas de movimentação, nunca perdendo de vista a evocação e um sentimento de bem-estar.

Serviços

Zonas comuns

São constituídas por uma sala polivalente interior, um refeitório e cozinha, cozinha de lama, parque infantil com zona exterior de recreio (com caixa de areia e piscinas durante o verão) e actividades ao ar livre  com acesso directo a todas as salas de actividade, uma sala de direcção técnica, recepção e instalações sanitárias para adultos.

Privilegiamos a comunicação com a família.

Utilizamos a aplicação Growappy para comunicar com as famílias.
Através desta plataforma, as famílias recebem em tempo real uma espécie de diário de cada criança. Damos a conhecer aos pais, através de vídeos e fotografias, se os filhos comeram bem, se dormiram a sesta ou como está a evoluir a aprendizagem de forma a permitir que os pais tenham uma experiência única de acompanhamento das suas crianças.

Saiba mais

A Creche Mãe Celeste desenvolveu um conjunto de serviços, incluídos no valor da prestação mensal, que pretendem satisfazer as necessidades diárias de crianças e pais. Pretendemos oferecer um serviço completo que permitirá salvaguardar o bem-estar da criança, estabelecendo e respeitando normas e boas práticas de higiene e segurança relativamente às crianças, ao pessoal e às instalações, trabalhando num ambiente físico bem organizado e contando com o apoio constante de profissionais qualificados e responsáveis.

Estão incluídos no valor da mensalidade os seguintes serviços:

  • Alimentação completa (excepto os lácteos para berçário), variada e adequada às crianças desta idade incluindo dietas especiais;
  • Aberto todo ano (com excepção da semana obrigatória de fecho, entre o Natal e o fim de ano);
  • Gel de banho;
  • Babetes;
  • Lençóis e cobertores;
  • Bibes;
  • Material didáctico;
  • Material ludico-pedagógico;

No contexto que é o numa realidade concreta, numa creche aberta, os Diretores, a Coordenadora Técnica, as Educadoras e a restante equipa de trabalho têm, acima de tudo, como principal preocupação, o bem-estar da criança não esquecendo as suas necessidades básicas e as suas características individuais.

Sendo assim, os objetivos gerais são os seguintes:

  • Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando as suas características individuais;
  • Desenvolver a expressão e comunicação (expressão motora, plástica e linguagem);
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspetiva para a cidadania;
  • Fomentar a socialização estimulando a integração da criança com o outro e com o meio;
  • Criar condições de integração das crianças no grupo;
  • Fomentar atividades de grupo como fator de desenvolvimento da socialização;
  • Interiorizar as rotinas;
  • Desenvolver capacidades de autonomia;
  • Promover hábitos de higiene;
  • Utilizar as capacidades sensitivas do corpo para o conhecimento dos objetos;
  • Desenvolver a linguagem e fomentar o diálogo;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Utilizar diferentes técnicas de expressão;
  • Desenvolver noções de espaço e de tempo;
  • Estimular a coordenação visual – motora;
  • Desenvolver capacidades motoras globais e finas;
  • Descobrir / conhecer pessoas, animais, objetos e o mundo em geral;
  • Desenvolver e estimular a atenção e a concentração;
  • Estimular a sensibilidade e o respeito pelo outro;
  • Incentivar a participação da família;
  • Proceder à despistagem da inadaptação, deficiência ou precocidade a promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Esta aprendizagem é construída a partir do que as crianças já sabem, assenta, portanto na valorização dos seus saberes como fundamento de novas aprendizagens. Este alargamento dos saberes que a criança adquiriu no meio familiar supõe o respeito pela sua cultura de origem e o estabelecimento de uma relação com os pais.

Este processo de colaboração com os pais e a comunidade com efeitos na educação das crianças tem ainda consequências no desenvolvimento e na aprendizagem dos adultos que desempenham funções na sua educação, não só os pais e outros parceiros educativos, mas também os/as educadores/as e auxiliares de ação educativa.

  • Nesta fase, as mudanças ocorrem muito mais rapidamente que em qualquer outro período da vida;
  • Os bebés aprendem experimentando o ambiente através dos sentidos (vendo, ouvindo, saboreando, cheirando e sentindo) e através da interação social;
  • Durante esta fase, bem como em todas as outras, todas as áreas de desenvolvimento (cognitivo, social, emocional, físico e da linguagem) estão interligadas;
  • Os bebés são dependentes dos adultos para satisfazerem as suas necessidades;
  • Toda a atuação se baseia no conhecimento das características e necessidades de cada criança e do grupo.

Estes princípios estão presentes ao longo de todo o ano letivo e em todas as atividades levadas a cabo na Creche Mãe Celeste.

  • Fomentar uma vida de sã convivência social, através do respeito por si próprio e pelos outros
  • Fomentar a independência e autonomia das crianças
  • Fomentar a auto-determinação da criança, através da liberdade de escolha, através da tomada de decisões e da auto- estima
  • Fomentar educação emocional e a intergeracionalidade
  • Fomentar a participação das crianças nas atividades do dia a dia
  • Fomentar hábitos de higiene
  • Fomentar hábitos de leitura e capacidade de interpretação
  • Fomentar a expressão plástica livre como meio de desenvolvimento da criatividade individual e da imaginação
  • Fomentar o gosto pela partilha
  • Fomentar o gosto e o respeito pela Natureza
  • Fomentar a participação dos Pais nas atividades da Creche
  • Informar continuamente os Pais sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos meses, bem como os objetivos subjacentes e os progressos da criança

A Creche Mãe Celeste sabe que os primeiros anos de vida correspondem a uma fase de crescimento, a um reconhecimento e adaptação ao mundo exterior que a criança procura conhecer através dos seus sentidos. Temos então, como nosso objetivo, entender e respeitar as características de cada etapa que o bebé vai atingindo, proporcionando apoio e demonstrando compreensão, permitindo que o seu desenvolvimento se processe de forma harmoniosa.

É na Creche Mãe Celeste que as crianças têm oportunidade de aprender, experimentar, descobrir, partilhar, exprimir as suas emoções e, principalmente, Brincar.

É nosso objetivo prestar atenção aos sentimentos, emoções e sensações de bem-estar, assim como, fomentar o respeito, a cooperação e a lealdade pelo outro.

Assim, a nossa pedagogia assenta nos seguintes pontos para o desenvolvimento da criança:

  • As características de cada estádio de desenvolvimento do bebé determinam os objetivos e a prática;
  • O relacionamento afetivo;
  • A sensibilidade;
  • O respeito;
  • As interações;
  • O ambiente físico;
  • Os sinais de alerta;
  • As rotinas;
  • O papel do pessoal docente e dos pais;
  • A cooperação Pais/Educadores;
  • O espaço ao ar livre;

Para uma intervenção Educativa com qualidade, a Creche Mãe Celeste considera alguns princípios básicos na metodologia que utiliza no seu trabalho direto com as crianças:

  • Adequar as atividades e as experiências ao nível do desenvolvimento e às necessidades das crianças.
  • Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses), dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, estar com os outros e descobrir o meio que a cerca numa educação orientada para sentir, ser e estar.
  • Deixar a criança aprender através da sua própria ação. A aprendizagem ativa estimula a imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria. Nesta prática pedagógica a criança é tomada como o centro da aprendizagem, participando, colaborando e manifestando os seus interesses, exercitando a sua iniciativa e autonomia.
  • Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se realizam um conjunto de atividades viradas para a ação. Durante este processo vão adquirir competências, atitudes e saberes.
  • Promover e apoiar atividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da criança, de acordo com as áreas de conteúdo numa perspetiva integrada.
  • Valorizar os conhecimentos que as crianças já trazem e criar um ambiente estimulante e seguro, para elas construírem aprendizagens significativas.
  • Envolver as famílias e a comunidade, consciencializando-as para a participação e envolvimento ativo no trabalho desenvolvido na Creche e ainda solicitar o apoio e colaborar com os parceiros, nacionais e internacionais, que trabalham em benefício da criança.
  • Facilitar a transição das crianças para a pré-primária no sentido de uma efetiva articulação entre os dois níveis educativos.

As atividades gerais na nossa creche:

  • Iniciamos o dia com o acolhimento individual, seguido de acolhimento coletivo nas respetivas salas.
  • Durante a manhã temos atividades livres e orientadas pela educadora onde a brincar, a criança aprende.
  • No final da manhã é servido o almoço, seguido da lavagem de dentes (2 anos).
  • No início da tarde as crianças têm a sua hora de repouso onde dormem a sesta.
  • A meio da tarde surge o lanche seguido de atividades livres e/ou orientadas.
  • No final da tarde há a preparação das crianças para a saída.

Algumas das nossas atividades específicas:

ARTES PLÁSTICAS:

  • Digitinta
  • Massa de Moldar
  • Plasticinas
  • Colagens
  • Rasgagens
  • Carimbos
  • Cremes coloridos

JOGOS:

  • Construir e Derrubar
  • Cada um no seu lugar: Empilhar, Encaixar e Arrumar
  • Para jogar: ordenar e guardar
  • Artes de Expressar-se através do Jogo

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E EXPRESSÃO DRAMÁTICA:

  • Artes de Expressar-se através do Jogo
  • Adivinhas
  • Histórias
  • Almofadas com Surpresas
  • Fábulas
  • Mini-Teatrinhos

DIVERTIMO-NOS… CANTANDO:

  • Canções e Melodias;
  • Ritmos;
  • Construção Rudimentar de Instrumentos Musicais;
  • Atividade “Brincar com os sons”;

DIVERTIMO-NOS… MOVIMENTANDO:

  • Sessões de ginástica
  • Construir e Derrubar;

JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES:

  • O lencinho
  • Que linda Falua
  • A Machadinha..

Onde estamos

Quero inscrever o meu filho/a

Agende uma visita e venha conhecer o espaço e as pessoas.

O que temos feito

Noticias

Dia da Criança

Este mês comemorámos o Dia da Criança e foi super divertido! Na quinta da Casa da Amieira tivemos insufláveis, brincámos no trampolim e vimos os

Ver notícia »