Departamento de Felicidade e desenvolvimento de Recursos Humanos

Consciente das dificuldades que as IPSS´s enfrentam para contratar e reter talentos nas suas resposta sociais, criamos um Departamento de felicidade e Desenvolvimento de RH.

Nomeamos uma Chief Happiness Officer que desenvolve o plano estratégico da felicidade, que orienta, que coordena toda a implementação. Constituído por 1 elemento de cada resposta social esta equipa reúne uma manhã por mês para definir atividades com a função mimar as colaboradoras e proporcionar uma maior qualidade de vida.

A ideia é ter a “Felicidade como estratégia e aumentar o bem-estar das colaboradoras e a produtividade, minimizando os conflitos e aumentando a motivação, a Felicidade Corporativa e consequentemente a Cultura Corporativa. Não temos condições para atrair os colaboradores com vencimentos mais altos, no entanto, envolve-los no propósito da Instituição, para que estejam conscientes que estão a contribuir para um mundo melhor” é esse o objetivo refere a nossa Diretora Técnica.

“A felicidade faz de nós melhores pessoas. Quando nos sentimos felizes somos mais comprometidos, produzimos mais e trabalhamos melhor em equipa.”

São alguns dos objetivos deste departamento:

– Aumento da produtividade: Funcionários felizes e motivados tendem a ser mais produtivos.

– Redução do turnover: pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e atraente, o que pode reduzir a rotatividade de funcionários.

– Melhoria da cultura organizacional: ajuda a criar uma cultura organizacional positiva, que valoriza o bem-estar dos funcionários e incentiva a colaboração e o trabalho em equipa.

– Desenvolver competências profissionais e pessoais: através de uma plano de desenvolvimento individual de competências profissionais que permita que os colaboradores se sintam mais capazes de exercer as suas tarefas e dotá-los de novas competências que lhes permitam abraçar novos projetos internos.

– Ajustar o sistema de recompensas e incentivo: reconhecer o desempenho dos colaboradores, alinhando-os com a nossa estratégia, promover a criatividade dos colaboradores na realização de pequenas surpresas aos colegas.

Desde o inicio das suas funções (em setembro de 2023) este Departamento já desenvolveu uma Sunset Party de colaboradoras e comemorou alguns dias temáticos para mimar a colaboradoras, tal como o dia da sobremesa, dia do pão…muitos mais estão em agenda para os próximos meses.

Prometemos manter-vos atualizados de mais iniciativas deste departamento.

J

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Reciclamos nas nossas lojas

As nossas lojas sociais são uma resposta solidária de intervenção e emergência social. Apoiamos mensalmente entre 30 a 50 famílias com carências socioeconómicas. Todos os

Read More