Dia Internacional do Idoso

Apresentação do relatório de Impacto Social

No passado dia 1 de outubro de 2023, no Hotel de Charme Casa da Amieira, em Amiais de Cima, o projeto Semear Afetos recebeu de braços abertos os seus Avós D´Afetos para comemorarem o Dia Internacional do Idoso. e apresentar o resultado da avaliação de impacto dos últimos três anos de projeto (que foi financiado pelo Portugal Inovação Social).
Marcaram, igualmente, presença utentes de algumas das 14 instituições parceiras do Semear Afetos, no projeto Sementeira d´Afetos, um scalling do nosso negócio social, financiado pelo programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.
A acompanhar este público tão querido estiveram presentes entidades da Câmara Municipal de Santarém e da União Distrital de Instituições de Solidariedade Social de Santarém, que são nossos parceiros neste projeto. O evento contou ainda com a honra das presenças de representantes do Portugal Inovação Social, financiador do Projeto Semear Afetos, representantes das empresas que são nossos parceiros e nos fazem chegar desperdícios de têxteis e de papel – J. Louro, Inducol e Indutan e Multioptions – e ainda representantes das empresa Adorior e Magis Qualis e da Junta de Freguesia de Abrã.
O evento decorreu durante a tarde e iniciou com a apresentação do relatório da avaliação de impacto social do projeto Semear Afetos. Os números são sexpressivos e os resultados são muito positivos: durantes estes três anos (2020 – 2023) com o projeto Semear Afetos conseguimos apoiar 107 idosos com a participação em atividades de desenvolvimento físico, estimulação cognitiva, ateliers de costura; passeios culturais e atividades intergeracionais e interinstitucionais; compras de bens essenciais e idas ao médico, cabeleireiro e pedicure.
Com estas iniciativas, os seniores apoiados demonstraram melhorias significativas ao nível da sua auto-estima e auto-conceito , o isolamento foi reduzido pois começaram a ser mais acompanhados, aumentaram a sua consciência social, aumentaram o seu sentimento de segurança, criatividade e sentido crítico e sentem-se mais úteis, capazes e valorizados.
No evento, a animação não faltou e esteve ao cargo do Rancho Folclórico de Espinheiro e do Jogo do Pau da Casa do Povo de Espinheiro, bem como de música tocada por um Acordionista.
Foi uma tarde muito agradável e bem passada na companhia de todos os presentes, em homenagem aos mais idosos.

Um agradecimento muito especial à Fundação Cruz Marques que financiou este evento, e à Casa da Amieira, que nos receberam de braços abertos e que desde sempre semeiam afetos connosco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin