Impacto ambiental

As nossas lojas sociais são grandes aliadas do ambiente. Muitas das iniciativas passam pela sensibilização para a reutilização e para o impacto que a indústria têxtil tem no consumo de recursos naturais, tentamos desconstruir o (ainda existente) preconceito de reutilizar o que o outro não usa e o dar uma nova vida às roupas usadas, procurando cada vez mais otimizar o ciclo de vida das roupas e sensibilizar para a adoção de hábitos mais sustentáveis de consumo de vestuário.

Este trabalho de sensibilização ambiental vem sendo feito com toda a comunidade, envolvendo também as crianças que frequentam as respostas sociais da Instituição. Neste último CATL de verão o tema global para a planificação de todas as atividades foi a Sustentabilidade e a Reciclagem e uma das atividades contou com a visita das crianças à loja social para saberem como funciona e quais os conceitos que envolve.

Todo o têxtil que nos é doado tem um fim com preocupações ambientais, caso esteja em bom estado de reutilização é doado às famílias apoiadas ou adquirido a preços simbólicos pela comunidade (prolongando o seu ciclo de vida), caso não esteja em condições de ser reutilizado é enviado através de uma empresa com a qual temos parceria, para reciclagem.

Tudo o que nos é entregue na loja tem aproveitamento, nada se perde, tudo se reutiliza ou se transforma. Só este ano enviamos para reciclagem 6.500 kg de material, que de outra forma iria parar a aterros sanitários.

É também das roupas que vão para reciclagem que aproveitamos botões, fechos, rendas e tecidos que depois são reutilizados pelos idosos do projeto Semear Afetos para criar novos produtos que depois são vendidos com uma marca própria registada como forma de sustentar apoio social e combate ao isolamento dos idosos da região, numa lógica de economia circular e upcycling, apoiando as pessoas e o ambiente.

Reciclagem de tecidos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin