Projeto Sementeira D’Afetos

O projeto conta com o apoio financeiro do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

O projeto “Sementeira de Afetos”, desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã, através do projeto SEMEAR AFETOS, tem como missão promover o envelhecimento ativo e feliz, empoderando os idosos e levando-os a serem valorizados pela sociedade, usando as suas artes, histórias de vida e saberes.

Esta parceria reforça o caminho que o CSPSMA tem vindo a traçar, com uma atuação responsável e próxima da comunidade. O projeto “Sementeira de Afetos” tem como principais objetivos combater a solidão e o isolamento social, desenvolvendo um atelier de costura criativa e levando-o a um número mínino de 10 instituições do concelho de Santarém. Estes ateliers de costura criativa, utilizam desperdícios da indústria têxtil, que são transformados em artigos artesanais como carteiras, malas, fantoches, entre outros.

O projeto Semear Afetos tem vindo a combater uma tendência verificada na comunidade, relacionada com o desenvolvimento de sintomas depressivos na população idosa e este ano desenvolve uma Campanha de Natal que vem ajudar a angariar fundos para continuar a eliminar esta tendência.

A Isa e o Quim são os nomes escolhidos para os fantoches solidários, que podem ser adquiridos por 3€, permitindo que os mais novos tenham uma alegria nesta altura do ano, ajudando assim os menos jovens a terem ajuda através deste projeto que pretende garantir a sua sustentabilidade. Os fantoches solidários são desenvolvidos pelos idosos, reciclando alguns tecidos angariados junto de empresas locais.

A Isa e o Quim têm sido procurados por várias famílias, assim como por empresas que encontram nestes fantoches solidários, um brinde diferente para oferecer a colaboradores, clientes e demais stakeholders.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin