SEMEAR AFETOS

Os afetos mudam vidas

Somos um projeto de inovação e empreendedorismo social e ambiental, pretendemos reduzir o impacto do isolamento social de idosos, ocupando-os ativamente e valorizando os saberes e a cultura imaterial da região. Propomos a criação de um projeto sustentável e para isso integramos uma componente de negócio social. Os produtos realizados pelos Avós d’Afetos são comercializados com uma marca própria registada (Semear Afetos) que promove a sustentabilidade do projeto e o investimento em mais qualidade de iniciativas para apoiar os nossos avós.

Somos financiados pela iniciativa pública Portugal Inovação Social – Parcerias para o impacto e temos como investidores sociais a Câmara Municipal de Santarém, a Fundação Cruz Marques e a Junta de Freguesia de Abrã.

Queremos Semear Afetos contra o isolamento e a depressão

Preocupação ambiental

Para além de impacto social, o projeto Semear Afetos tem uma vertente de impacto ambiental e de promoção da cultura imaterial. A matéria-prima dos produtos elaborados pelas avós são feitos através de tecidos que tinham como destino o lixo. E além da componente do aproveitamento têxtil, quer de roupa, quer até de desperdício têxtil (das empresas da região), são criados produtos que pretendem substituir os habituais descartáveis enquanto reavivam e valorizam técnicas e costumes das avós. 

O nosso impacto em 2021

0

Idosos apoiados através dos nossos serviços. 

0

Horas de atividade realizadas com os nossos utentes.

0

Quilos de desperdício têxtil transformado. Veja as peças.

Através da participação de ateliers de costura estas avós crescem, sentem que ainda são capazes, saem do seu cantinho habitual, partilham experiências de vida em contexto de grupo, partilham sentimentos, cantam e por vezes até dançam.  À tarde há bolinhos e chá feito com limões ou ervas aromáticas que algumas delas trazem para partilhar com as amigas. Há ainda a possibilidade de usufruírem de acompanhamento aos serviços de saúde, participação em ateliers de informática, de atividade física, estimulação cognitiva, costura criativa e bordados e apoio psicológico.

Reduzir o isolamento social de idosos

Partilha intergeracional

A vertente intergeracional é também um aspeto muito importante, antes da pandemia dinamizámos muitas iniciativas em escolas e jardins de infância onde os avós partilhavam experiências com as crianças, como jogos tradicionais, conto de histórias entre outros. Agora na impossibilidade destas iniciativas serem presenciais temos impulsionado a troca de cartas e vídeos entre crianças e jovens e os idosos e até serenatas às janelas e varandas de quem está mais isolado. 

O que temos feito