Já repararam que temos uma cozinha nova na nossa escola?
Sim, é uma cozinha de terra e lama feita com materiais reutilizados.
As cozinhas de lama em espaços exteriores são pertinentes nos contextos educativos, pois trazem muitos benefícios para o bem-estar e desenvolvimento da criança. As crianças são extremamente interessadas e biologicamente programadas para explorar as coisas da Natureza, sobre como os materiais se comportam e o que podem fazer com eles. Estabelecer relações através da descoberta e investigação de causa-efeito é o material de desenvolvimento do cérebro e do sistema científico. A curiosidade, o fascínio e o prazer de descobrir são de enorme importância para o ser humano. O processo de fazer misturas, criando coisas, aproxima os mundos da ciência, e da arte pela imaginação de possibilidades. A experiência de conceber misturas traz a criança para os reinos da magia e da fantasia (White, 2014).
A cozinha de lama é um lugar rico em experiências de interação entre adultos e crianças que promovem a partilha, diálogo, cooperação e negociação. A cozinha de lama é um lugar onde se privilegia o brincar faz de conta, no qual é estimulada a imaginação e a criatividade.
Por ser um espaço próximo do contexto familiar, as crianças representam modelos e ações que conhecem, que estão habituados a vivenciar no seu dia a dia e que são importantes. Os objetos disponíveis na cozinha de lama têm várias utilidades, o que contribui para o desenvolvimento de um pensamento criativo e divergente. A cozinha permite que as crianças reinventem novas utilizações para os objetos, atribuindo-lhes assim diferentes significados e funções, adaptando-os em função das suas atividades e interesses.